1 de fev. de 2011

Bittersweet Symphony - Plágio Agridoce

Nos anos 2000 o Oasis dominava a cena entre as bandas de britrock ofuscando bandas como Blur e The Verve (entre outras que eu nem cheguei a conhecer). Na verdade eu nunca me apeteci muito por Oasis, e após alguns anos tenho a impressão que das 3 citadas eu levaria pra casa o The Verve.

Na verdade o Verve me conquistou pela música Lucky Man, que nunca teve o sucesso próximo de nenhum dos hits do Oasis. A música Bittersweet Symphony, a mais conhecida deles, teve sucesso principalmente por ser tema do filme Segundas Intenções.

E é por causa da música Bittersweet Symphony que eu tive vontade de nomear este post de "Mic Jagger - Um grande filhadaputa". Ele acusou o The Verve de plagiar a música The Last Time para compor Bittersweet Symphony, processou e ganhou. Recebe até hoje toda a grana pelo uso e execução da música do Verve.

Resolvi xingar Jagger por que achei que a acusação fosse baseada na música original dos Rolling Stones:

Mas pesquisei melhor antes de escrever besteira e descobri que o plágio/sampler foi de uma versão da Andrew Oldham Orchestra para a música The Last Time:

Bom, depois dessa nem preciso escrever mais nada. É mais um caso de plágio esdrúxulo no mundo da música. Acho que só perde pro caso da Shakira que plagiou a música da copa de 2010.

Eu ia comparar The Verve com o Coldplay no começo do post mas decidi citar só bandas mais antigas. Agora ficou inevitável compará-los devido aos plágios. A criatividade no rock inglês anda tão mal assim? rs

Mas isso também não significa que o The Verve perdeu a moral comigo. Não mesmo. 

The Verve - Bittersweet Symphony



2 comentários:

Anônimo disse...

Olha cara, acho que o Jagger exagerou, mas também o The Verve não foi nem um pouco inovador.
Gosto do som dos Stones também,mas não "simpatizo" com os integrantes, especialmente o Jagger, acho ele meio FDP também.
Flws.

Charles disse...

Andrew Oldham era o empresário dos Stones na década de 60, e organizou um álbum chamado Rolling Stones Songbook, que era uma coletânea de versões orquestradas. O Verve negociou uma licença para usar o sample de "Last Time". No entanto, quando a música explodiu nas paradas, Andrew Oldham processou a banda, dizendo que eles haviam usado mais do que o acordo permitia, revertendo o copyright da canção para a ABKCO Records, e os créditos da composição para Jagger e Richards. Ashcroft disse que não havia muita escolha, ou eles aceitavam a decisão, ou os discos do Verve seriam retirados do mercado.